Localizado o seguinte texto:
BOGACIOVAS, Marcelo Meira Amaral. A capela de Nossa Senhora da Conceição de Itupucu. Revista da ASBRAP, Belo Horizonte, n. 20, p. 65-132, 2014. Disponível em: https://asbrap.org.br/artigos/rev20_art4.pdf
Resumo: Investigação histórica sobre uma antiga capela, Nossa Senhora da Conceição, devoção que se comemora no dia 8 de dezembro de cada ano. Foi fundada em terras que ficavam ao lado do córrego Itupucu (também denominado Itapucu) e do rio Tietê, na antiga vila de Itu, em terras hoje pertencentes ao município de Porto Feliz, Estado de São Paulo. O instituidor foi o Capitão Jordão Homem Albernaz, em 1734; manteve-se em posse de sua família até 1794. Em 1835, quando se deu o fim dos morgadios no Brasil, encontrava-se praticamente em ruínas. Apesar de ter havido, ao longo dos séculos, intensa perda documental nos arquivos ituanos, tanto civis quanto eclesiásticos, foi possível elaborar uma longa sequência de proprietários das terras onde se situava a capela, desde meados do século XVII até os dias atuais.
Traz informação sobre Joaquim de Almeida Pacheco e Silva, que em 25 de fevereiro de 1850, casou-se em Itu com Carolina Olivia Engler, filha do dr. Carlos Engler e de Carolina Angélica.