Família Engler - Home
Última Atualização | Créditos | Copyright | Mapa | Menu | Política de Privacidade | Translate here
Atualizada em 05 set. 2017.
 

 


Georg Heinrich von Langsdorff
Apresentação | Para saber mais

 

Para a  reprodução de texto e imagens desta página solicite autorização.
Copyright © 1999-2015   
All rights reserved.

Contatos: Carlos EnglerHercules Florence  
 
Citações na Literatura e Internet | Bibliografia


 

 

Apresentação

O Barão Georg Heinrich von Langsdorff (1774-1852) (Grigory Ivanovitch Langsdorff, Gregory Langsorff, Georg Heinrich Freiherr von Langsdorff, Jorge Henrique, barão de Langsdorff, Grigoriia Ivanovicha Langsdorfa) empreendeu uma série de viagens de estudos pelo interior do país na primeira metade do séc. XIX. 

Em 1824, Langsdorff percorreu Minas Gerais, na primeira parte de sua expedição (PRADA, 2000).

Em viagem pela província de São Paulo, em 1825, Langsdorff inicia a organização de uma outra expedição. Em Itu, conheceu Carlos Engler; que lhe sugeriu realizar a viagem pelo rio Tietê, até Cuiabá, informação esta confirmada por Hércules Florence, em seu diário. Ainda indicou algumas pessoas com as quais deveria manter contato, como Francisco Álvares de Machado e Vasconcellos, que muito o auxiliou nos preparativos.  

A expedição iniciou-se em 1826, partindo de Porto Feliz para o Mato Grosso. 

Durante todo trajeto, a equipe enfrentou inúmeras adversidades, culminando com a perda da memória de seu líder, Langsdorff, em decorrência de inúmeras doenças tropicais. A expedição encerrou-se em Belém, no Pará, em 1829, de onde seus participantes voltaram ao Rio de Janeiro.

Langsdorff retornou "gravemente enfermo" à Alemanha em abril de 1830, falecendo em 1852 em Freiburg, Breisgau (BECHER, 1990).

Toda Expedição foi registrada sistematicamente nos Diários de Langsdorff, cujos originais estiveram perdidos por vários anos até serem localizados na Rússia, em 1930. Até então, as informações sobre a Expedição tinham como base o diário publicado por Hercules Florence

Os Diários de Langsdorff, após anos de trabalho, foram organizados e publicados em três volumes, pela FIOCRUZ, com o apoio de diversas empresas, disponíveis atualmente no portal SciELO Livros. Leia aqui trechos do Diário de Langsdorff, relacionados a Carlos Engler.

Com a criação da Associação Internacional de Estudos Langsdorff (AIEL), em 1990, houve o esforço para trazer para o Brasil cópia da documentação da expedição, atualmente disponível para consulta na Casa de Oswaldo Cruz, da FIOCRUZ, no Rio de Janeiro, RJ e no Centro de Memória da Unicamp (CMU), em Campinas, SP. 

Com base nesta documentação, entre 1999-2000, foi refeita e filmada a Expedição para o Discovery Channel, em parceria com a Grifa Cinematográfica. A refilmagem contou com a participação de Adriana Florence, tetraneta de Hercules Florence. Clique aqui para saber mais.

Pelo caráter histórico e seu desfecho, a expedição de Langsdorff chegou a ser tema de samba-enredo da Escola de Samba Estácio de Sá, em 1990. A letra do sambista, obviamente, é uma interpretação poética de toda esta aventura. 

Em 2010, uma Exposição traz a documentação produzida durante a Expedição Lagnsdorff - desenhos e aquarelas de Rugendas (Johann Moritz Rugendas), Taunay (Aimé-Adrian Taunay) e Hercules Florence e mapas de Néster Rubtsov, vindos do Arquivo da Academia de Ciências de São Petersburgo, Rússia. A exposição já percorreu o Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, Brasília e agora, encontra-se no Rio de Janeiro, até dia 26/09/2010.

Alto

Parte do texto acima foi copiada no verbete sobre Langsdorff, na Wikipedia, versão português, sem fazer menção ao site e às referências nele indicadas.


 
 

Para saber mais !Para saber mais

Vida 

Alto

Expedição
Ver sobre Exposição (2010)

  • BECHER, Hans. Barão Georg Heinrich von Langsdorff: pesquisas de um cientista alemão no século XIX. São Paulo: Diá; Brasília: UnB, 1990. 143 p.

  • BERTELS, D. E.; KOMISSAROV, B. N.; LICENKO, T. I. (Org.); CHUR. L. A. (Coord.). A expedição científica de G. I. Langsdorff ao Brasil, 1821-1829: catálogo completo do material existente nos arquivos da União Soviética. Brasília, Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: Fundação Nacional Pró-Memória, 1981. 230 p.

  • EXPEDIÇÃO Langsdorff. In: Wikipedia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Expedi%C3%A7%C3%A3o_Langsdorff>.

  • EXPEDIÇÃO Langsdorff. [Comunidade no Orkut]. Disponível em: <http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=1295717>.  
    [Link desativado]

  • EXPEDIÇÃO Langsdorff em São Paulo. Produção: Yggor Araújo. Entrevistada: Magda Ricci.  [S. l.], [s. n.], [200?]. Vídeo Youtube (4:04 min), son. color. Produzido para o programa Cultura Pai D'egua. Disponível em: <http://fazendominhatv.blogspot.com/2010/03/expedicao-langsdorf.html>.

  •  FLORENCE, Adriana. No caminho da Expedição Langsdorff. Disponível em: <http://www.adrianaflorence.blogspot.com.br/2013/04/no-caminho-da-expedicao-langsdorff.html>.

  • FLORENCE, Arnaldo Machado. O sesquicentenário da expedição Langsdorff, também conhecida por viagem fluvial do Tietê ao Amazonas: 1825-1829. Notícia Bibliográfica e Histórica, Campinas, n. 109, p. 28-43, jan./mar. 1983. Disponível em: <http://biblioteca.ricesu.com.br/ler.php?art_cod=6531>. [Link desativado]

  • FLORENCE, Dayz Peixoto. Efeméride: Expedição Langsdorff - 180 anos do desembarque no Rio de Janeiro. 10 mar. 2009. Disponível em: <http://pro-memoria-de-campinas-sp.blogspot.com/2009/03/efemeride-expedicao-langsdorff-130-de.html>. 

  • FLORENCE, Hercules. Viagem fluvial do Tietê ao Amazonas: pelas Províncias brasileiras de São Paulo, Mato Grosso e Grão Pará (1825-1829).  Tradução de Francisco Álvares Machado e Vasconcellos Florence. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, 1977. p. 5-6.

                                                  Alto

Descrição da obra, conforme site da Biblioteca Brasiliana Eletrônica:"O livro do cientista russo G. G. Manizer (1889-1917) constitui um trabalho de compilação dos registros e materiais arquivados em seu país, provenientes da viagem ao Brasil empreendida pelo Barão Langsdorff (1774-1852), sob encomenda do czar Alexandre I. Langsdorff, naturalista, membro da Academia de Ciências de São Petersburgo, foi encarregado de negócios e cônsul da Rússia no reinado de D. Pedro I. O texto reproduz parcialmente o relato do desenhista da expedição, Hércules Florence, anteriormente publicado, e acompanha o percurso pelos territórios de São Paulo, Mato Grosso e Pará. Johann Moritz Rugendas e Adrien Taunay foram os outros artistas que retrataram a viagem. O editor (redator, segundo a tradição russa) B. G. Xprintsin acrescentou em 1948 importantes notas e incluiu a bibliografia de Langsdorff e a catalogação tanto das peças trazidas do Brasil como das ilustrações incluídas na obra."

Alto

Documentação da Expedição e os esforços para trazê-la ao Brasil

  • BERTELS, D. E.; KOMISSAROV, B. N.; LICENKO, T. I. (Org.); CHUR. L. A. (Coord.). A expedição científica de G. I. Langsodrff ao Brasil, 1821-1829: catálogo completo do material existente nos arquivos da União Soviética. Brasília: Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: Fundação Nacional Pró-Memória, 1981. 230 p.

Outros personagens da Expedição

  • Hercules Florence
    Ver página dedicada a Hercules Florence.


     
  • Aimé-Adrien Taunay

    CASTRILLON-MENDES, Olga Maria. Taunay viajante e a construção da imagetica do Mato Grosso. 2007. 232 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade de Campinas, Campinas, 1998. Disponível em: <http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000414923>. 

    Tese trata de Alfredo d’Escragnolle Taunay, o Visconde de Taunay, mas cita o trabalho de Aimé-Adrien Taunay durante a Expedição Langsdorff.

Alto

Refilmagem da Expedição Langsdorff
 

 

                                     Alto

Exposição sobre a Expedição Langsdorff (2010)
 

  • CALDEIRA, Jorge. Langsdorff: um épico com segredos, arte, loucura e muita beleza ao alcance dos brasileiros. Brasileiros, n. 32, mar. 2010. Disponível em: <http://www.revistabrasileiros.com.br/2010/03/31/langsdorff/>.
     
  • CÂMARA BRASIL-RÚSSIA DE COMÉRCIO, INDÚSTRIA E TURISMO. Expedição Langsdorff. Disponível em: <http://migre.me/1f1XY>.
    Relato sobre a história da Expedição Langsdorff e sobre a Exposição que foi realizada no Centro Cultural do Banco do Brasil, nas cidades de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, durante o ano de 2010.

  • CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL. Expedição Langsdorff. Rio de Janeiro: Banco do Brasil, 2010. Disponível em: <http://www.bb.com.br/docs/pub/inst/dwn/Langsdorff.pdf>.Trata-se do catálogo sobre a Exposição Langsdorff, que reúne textos em português e inglês. Dentre outras informações, apresenta o Arquivo da Academia de Ciências da Rússia e a Coleção de Mapas do Arquivo Naval Russo. Traz biografia e desenhos de Aimé-Adrien Taunay, Johann Moritz Rugendas, Hercules Florence. Reproduz parte dos mapas de Néster Gavríbvitch Rubtsov.

  • EXPEDIÇÃO Langsdorff. Editora-Chefe: Vera Diegoli. Reportagem: Cláudia Tavares. Produtor: Maurício Lima. Edição de texto: Janice Barcellos. Edição de imagens: João Kralik. São Paulo: TV Cultura. 2010. Formato WindowsMedia. (4 min), son., color. Exibido no programa Reporter Eco em 25 abr. 2010. Disponível em: <http://www2.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp?materiaid=1156>. Link não foi localizado

  • YouTubeEXPEDIÇÃO Langsdorff. São Paulo: TV Cultura. [201?]. Vídeo YouTube (4:09), son., color. Disponível em: <https://youtu.be/h1UB1X0i2sg>.
    Publicado no canal do YouTube da TV Cultura em 30 set. 2011. Descrição do vídeo no canal: "Um Brasil do século 19 retratado por cientístas, botânicos e artistas. Uma das expedições científicas mais importantes, é tema de exposição itinerante pelo país."

  • EXPEDIÇÃO Langsdorff no CCBB em São Paulo. São Paulo: TV Cultura, 2010. Vídeo online (2:45 min), son. color. Reportagem apresentada no Programa Metrópolis da TV Cultura. Disponível em:  <http://mais.uol.com.br/view/1503066>.

  • EXPEDIÇÃO Langsdorff [no] CCBB Rio de Janeiro. São Paulo. Centro Cultural Banco do Brasil, 2010. Vídeo online (3:14 min), son. color. Disponível em: <http://mais.uol.com.br/view/1503066>.

  • YouTubeEXPOSIÇÃO Langsdorff em São Paulo. Repórter: Carla Rodeiro. São Paulo: TV Gazeta, 2010. Vídeo Youtube (3:07 min), son. color. Reportagem apresentada no Jornal da Gazeta em 24 fev. 2010. Disponível em:  <http://www.youtube.com/watch?v=4tSZEopdUgE>.
     
  • GONÇALVES FILHO, Antônio. A insana aventura brasileira do barão. O Estado de São Paulo, São Paulo, 23 fev. 2010. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/geral,a-insana-aventura-brasileira-dobarao,514691>. 

  • YouTubeUMA VIAGEM pelo interior do Brasil. Filmagem, edição e reportagem: Bruna Ventura. Música: Kevin MacLeod. Rio de Janeiro, Instituto Ciência Hoje, 2010. Vídeo YouTube (2:01 min), son. color. Vídeo do canal Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=IGRurqyzGho>. 

     

 Alto         

 

 

Engler no Brasil | Carlos Engler | Langsdorff | Hercules Florence 
Citações na Literatura e Internet | Álbum de Família 
 
Árvore Genealógica | Folha de Família | Construa sua Árvore 
 Fontes de Informação |
Como ajudar | Quem ajudou  
Sobre a pesquisa | Política de Privacidade | Área Técnica

     
e-mail
caf
Created in Feb.1999
Copyright © 1999-
2017 * All rights reserved.