Família Engler - Home
Última Atualização | Créditos | Copyright | Mapa | Menu | Política de Privacidade | Translate here
Atualizada em 10 ago. 2010.


Fontes de Informação
Genealogia geral e para iniciantes | Genealogia brasileira | Genealogia brasileira - publicações
Genealogia alemã e austríacaGenealogia alemã e austríaca no Brasil  
História do Brasil | História da Ciência e da Medicina
Arquivos, Bibliotecas, Museus
| Ferramentas na Internet
| Documentos

Não deixe de visitar os sites indicados pelo ícone .

Esta é apenas a seleção de links.

Consulte o Google para encontrar outros sites.

 

Genealogia geral e para iniciantes
SitesFóruns, grupos, listas de discussão e comunidades virtuais | Busca Internet 
Busca por sobrenome | TextosVídeos

Recebo inúmeros pedidos de ajuda para encontrar parentes de diferentes famílias. Uma pesquisa de família leva anos para ser feita e provavelmente, nunca será concluída :)

Se você quer encontrar seus parentes e construir sua Árvore Genealógica, consulte a seleção de sites com informações básicas sobre genealogia; fóruns para encontrar outras pessoas e trocar informações; ferramentas para busca na Internet (geral) e busca de sobrenome; textos sobre pesquisa genealógica.

Sites

Os sites abaixo contêm dicas preciosas para iniciantes e mesmo para quem está pesquisando há mais tempo (sempre é bom recordar...). Indico estes aqui:

  • Curso Básico de Genealogia 
    http://br.oocities.com/igepar/cursogen/ig_curso_gene.html
    Se fosse indicar apenas um site para iniciantes, seria este. Elaborado por Fernando Julio Korndörfer, é um excelente guia sobre pesquisa de genealogia, o primeiro que consultei. Esteve fora do ar por muito tempo e retornou. Excelente para iniciantes e experientes.

    O site Geocities foi encerrado pelo Yahoo no final de novembro de 2009. O conteúdo do IGEPAR foi retomado em maio de 2010 no Oocities.

  • Como iniciar uma pesquisa Genealógica? Brava Gente Brasileira http://www.bravagentebrasileira.art.br/comoiniciar1.htm
    Este site é muito criativo e de autoria de Maria Fernanda Alves Guimarães. Não deixe de visitar o Caminho das Pedras, com dicas que todo pesquisador um dia vai precisar. Pela qualidade do material, com certeza você olhará outras partes do site.

  • Documentos de interesse para a pesquisa genealógica - Rubens Queiroz Cobra
    http://www.cobra.pages.nom.br/gen-arq.html
    Relaciona os tipos de documentos, conforme as entidades produtoras (cartórios, igrejas etc.). Descreve os arquivos dos mórmons.

  • Genealogia: começando - Ondine Stapf Bruch
    http://br.oocities.com/ondine_bruch/comeco.html
    Texto excelente para quem quer entender "como as coisas funcionam". A autora relata seus passos iniciais e fornece dicas importantes do que fazer, onde buscar informação e o que se deve ou não esperar encontrar neste tipo de pesquisa.

  • Genealogia: a história da sua família - Rubens Queiroz Cobra
    http://www.cobra.pages.nom.br/genealogia.html
    Enfoca a pesquisa de documentos na genealogia, seus tipos e onde encontrá-los.

  • Genealogia: introdução - Ondine Stapf Bruch
    http://br.oocities.com/ondine_bruch/intro.html
    Texto traduzido e adaptado, sobre a importância dos registros de família para levantamento de sua história e o trabalho genealógico. 

  • Genealogia - [Luiz Polito]
    http://www.dbpolito.net/genealogia/
    Página pequena, mas prática para iniciar na genealogia. Dá dicas de cartas para cartórios, programas de genealogia, pesquisa nos Centros Históricos Familiares (CHF), Family Search etc.

Alto

  • Guia do principiante em genealogia - Édison Rivero Martins
    http://www.ingers.org.br/Principiante.html
    Dicas iniciais e resumidas. Apesar de breve, reúne o que todo pesquisador precisa saber e não deve esquecer.

  • Manualzinho de Genealogia - BrazilGenWeb
    http://www.rootsweb.ancestry.com/~brawgw/dicas.htm
    O nome é modesto para seu conteúdo. Traduzido e adaptado para o contexto brasileiro pelo projeto BrazilGenWeb, reúne desde os primeiros passos, dicas de erros comuns e como escolher um software para organizar seus dados.

  • Sites de Genealogia - por Rhonda R. McClure
    http://pessoas.hsw.uol.com.br/websites-genealogia.htm
    Este texto traz abordagem prática de como utilizar a Internet em suas buscas genealógicas: mecanismos de busca genérica, diretórios da Internet, bancos de dados genealógicos, registros transcritos, histórias familiares, localizando registros genealógicos, pesquisa em bibliotecas on-line.

Alguns sites em inglês.

  • Beginning Genealogy
    http://www.accessgenealogy.com/beginners.htm

    Reúne formulários, dicas para iniciantes, fontes de informação genealógica, fontes sobre imigração dos EUA. 

  • Cindy's List
    http://www.cyndislist.com/

    O principal e mais antigo site de referência em Genealogia. Um ótimo começo, especialmente saber onde buscar informações em outros países.

Alto

Fóruns, grupos, listas de discussão e comunidades

Os recursos - fórum, grupos, listas ou comunidades virtuais (Orkut, Facebook etc.) - podem ser criados por uma pessoa ou grupos de pessoas, por associações ou organizações formalmente estabelecidas com o objetivo de trocar informações sobre um determinado tema. 

Por exemplo: 

  • Por região geográfica: famílias paulistas, mineiras, pernambucanas etc.

  • Por tipo de população: famílias descendentes de índios, africanos etc.

  • Por região de imigração por origem e/ou região: famílias descendentes de italianos, alemães, austríacos, japoneses, poloneses), em diferentes regiões (Sul, Sudeste, Nordeste etc.)

  • Por sobrenome: família Fontes, Sodré etc.

  • De interesse geral: discute informações de genealogia de forma abrangente, isto é, uma combinação de todos os itens anteriores, sem uma limitação específica

Para participar é necessário solicitar a inscrição e aguardar a aprovação dos moderadores do grupo ou ter sua associação aprovada automaticamente, conforme a configuração do recurso.

As mensagens trocadas entre os participantes podem ser distribuídas por e-mail e/ou lidas diretamente em um site. Observe que as mensagens podem ser ou não armazenadas na Internet para uma posterior busca. Se estiverem armazenadas, podem ser públicas (como Rootweb) ou restritas aos associados.

Alguns grupos encaminham instruções de participação, logo após a inscrição, contendo as regras de envio de mensagens. Leia atentamente. Geralmente as listas pedem para informar, logo abaixo de seu nome completo, os sobrenomes e regiões (Estado, Cidade, País) de seu interesse de pesquisa.

Se não receber estas regras, leia por algum tempo para observar o "jeito" da lista: se são muitas mensagens diárias ou não, como as pessoas encaminham as mensagens etc. Depois que estiver familiarizado, escreva sua primeira mensagem.

Geralmente as pessoas costumam mandar uma mensagem inicial para se apresentar. Não escreva: "pesquiso o sobrenome Silva e preciso de ajuda". Escreva: "sou fulano, filho de..., meus avós ... moraram na região X. O parente mais antigo que tenho dados foi ....."

Sempre tome cuidado com as palavras, pois muitas vezes você estará escrevendo para mais de 100 pessoas que não o conhecem, o que pode causar constrangimentos e desentendimentos desnecessários.
Além do mais, suas mensagens poderão ficar publicamente armazenadas por tempo indeterminado.

Ao participar de um fórum, lista, grupo ou comunidade, não espere encontrar logo na primeira semana alguém que tenha informações sobre sua família. É muito raro isso acontecer. Ao longo do tempo você terá contato com outras pessoas, que podem dar dicas e pistas. O restante do tempo, você precisará trabalhar sozinho. 

Em sua pesquisa talvez você encontre informações que possam interessar a outras pessoas do grupo. Por isso, sempre que possível, contribua com alguma informação relevante, como o lançamento de algum livro de interesse da comunidade, dica de novo site etc. 

Acredite, já consegui ótimas informações e muitas pessoas que gentilmente ajudaram. Também pude unir pessoas diferentes, que não se conheciam e que pesquisavam a mesma família e não sabiam. 

Conheça alguns dos fóruns, grupos, listas e comunidades de genealogia brasileira.


Buscas Internet

O Google praticamente o melhor site de busca atualmente. Como não é especializado em genealogia, procure combinar palavras como genealogia, família e o sobrenome que você procura. Ex.: familia fontes genealogia, genealogia ferreira.

O Google Livros (Google Books) oferece pesquisa a conteúdo de livros e periódicos. Desta forma, mesmo que não tenha acesso ao conteúdo completo, é possível verificar em qual obra determinado assunto ou nome está inserido. O passo seguinte é localizar o texto completo em alguma biblioteca mais próxima ou realizar a busca em sebos para ter acesso ao original.

Veja também outras ferramentas da Internet úteis para a pesquisa em genealogia.

Alto

Busca por sobrenome 

Os sites relacionados abaixo trazem sites que permitem a busca por sobrenomes. O mais importante deles, pela abrangência e seriedade é o Family Search, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. 

  • Family Search
    http://www.familysearch.org/
    A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também conhecida como Igreja Mórmon, tem especial interessa na busca pelos antepassados.

    Para tanto, contam com um fantástico Centro de Pesquisa, com sede em Utah, nos Estados Unidos. Documentos de todo o mundo - como livros paroquiais, documentos de cartório etc. - são microfilmados para possibilitar a pesquisa genealógica. 

    O Family Search é o site para pesquisa de sobrenomes, organizado com base nos documentos e informações indexados no Centro de Pesquisa. Além dos sobrenomes, é possível identificar quais os microfilmes existentes. Veja como pesquisar.

    Localmente, as Igrejas Mórmons possuem os Centros Históricos Familiares (CHF), que contam com voluntários. Nestes Centros é possível requisitar e consultar os microfilmes dos documentos de registros religiosos e civis. Veja maiores informações neste link.

    Assista ao vídeo para entender o interesse dos mórmons pela genealogia e conhecer o centro de pesquisa nos Estados Unidos:

    SÉRIE Mórmons IV - Genealogia. Reportagem: Fábio PannuzioSão Paulo: Rede Bandeirantes, [2007?]. Vídeo YouTube (3:35 min), son., color. Matéria produzida para o Jornal da Band. Disponível em:
    <http://www.youtube.com/watch?v=7DvL-WI8xwc>.

Outros sites importantes:

  • About Genealogy - The Family Tree and Genealogy Research Guide 
    http://genealogy.about.com
    No site dos guias About não poderia faltar Genealogia. Ótimo para informações gerais, como gráficos, fotos, curiosidades etc. Traz um guia de informações por etnia, grupos religiosos e região, incluindo a América do Sul

  • Genealogy Search
    http://www.genealogysearch.com/portals.htm
    Relaciona vários sites, especialmente americanos, que permitem busca por sobrenome. Observe que há pelo menos três páginas listando estas ferramentas.

  • GeneaNet - Genealogical Database Network
    http://www.geneanet.org
    Pesquise por sobrenome e países. 

  • Surname Navigator
    http://www.surnamenavigator.org/
    Busca automática em vários sites de sobrenome: Family Search, Ancestry, Geneanet, Google, Gendex, RootsWeb, WorldWide Email e Usenet. Para busca de sobrenomes brasileiros, clique aqui.

    Alto

Textos

Alto

Vídeos

Diferentes empresas de periódicos, pesquisadores e sites voltados à Genealogia estão colocando vídeos no YouTube, com dicas de pesquisas. Se o idioma inglês não é uma barreira para você, não deixe de visitar.

Entenda que cada usuário, ao criar uma conta no YouTube, está criando um "canal", onde reúne os vídeos que disponibilizou por conta própria. Seguem abaixo os links para os canais com conteúdo de genealogia.

 

 


Engler no Brasil | Carlos Engler | Langsdorff | Hercules Florence 
Citações na Literatura e Internet | Álbum de Família 
 
Árvore Genealógica | Folha de Família | Construa sua Árvore 
 Fontes de Informação |
Como ajudar | Quem ajudou  
Sobre a pesquisa | Política de Privacidade | Área Técnica


e-mail
caf
Created in Feb.1999
Copyright © 1999-
2009  * All rights reserved.

Livro de Visitas: Assine e Veja